Compras online: como comprar em segurança – Bstrong

Compras online: como comprar em segurança

As compras online descomplicaram a nível de tecnologia mas complicaram a nivel de fraude. Desde o início desta nova era digital que existem inúmeras pessoas a serem burladas, e agora ainda mais!

A pandemia que temos vindo a viver, Covid-19, deu asas à criação de múltiplos negócios online, onde as encomendas são feitas através das redes sociais e os pagamentos realizados por MB WAY ou transferência bancária, expondo os nossos dados a pessoas que, na verdade, não conhecemos!

É importante reforçar os cuidados que devemos tomar numa compra online, independentemente da loja em questão.

Mas afinal quais são os pontos que devemos ter em atenção antes, durante e após uma compra online?

Tomem nota:

 

Realizar uma pesquisa sobre a empresa/negócio online em questão

O primeiro passo é, sem dúvida, conhecer a entidade a quem se pretende comprar determinados artigos. Quando se tratam de websites, deve-se dar preferência aos links que começam com “https”, o que significa que os seus dados são encriptados, o que torna as vossas compras online mais seguras.

Um sinal indicativo de que a loja pode não ser viável é o facto de aparecer uma mensagem, ao abrir o website, de que aquela página não é segura e, sendo assim, o mais aconselhável é procurar um outro mercado.

Podem ainda consultar alguns sites, como o Trustpilot, onde poderão encontrar reviews de alguns negócios online, percebendo se é ou não fiável realizar as vossas encomendas com determinada marca.

 

Opte por comprar em plataformas certificadas em Portugal

É importante sentirmo-nos 100% seguros nas compras online. E o que nos dá segurança nas lojas é, sem dúvida, o feedback de outros clientes. Quanto mais a loja for conhecida, mais seguidores poderá ter e, por consequência, mais comentários poderá conter!

Podem também perguntar aos vossos familiares e amigos o que acham da loja em si, afinal todas as opiniões são bem-vindas!

 

Meios de pagamento

Não devemos fornecer os nossos dados inadvertidamente à empresa em questão. E, por isso, foram criados os serviços MBWAY, as referências Multibanco e o serviço PayPal, considerados os mais seguros, uma vez que não existe partilha de dados bancários entre o consumidor e o comerciante.

Atualmente, não basta apenas inserir os dados que estão gravados no cartão (número, data de validade e código de três dígitos designado por CVV/CVC), desde janeiro de 2021 que foi adotada a chamada “autenticação forte”, ou seja, para confirmar o pagamento será necessário recorrer a outros elementos de segurança, como por exemplo, uma password ou um código enviado por SMS (só têm de se certificar que o vosso contacto está atualizado no vosso Banco).

No caso de não usufruírem deste meio, podem optar pelo pagamento por Multibanco, sendo-vos fornecido a Entidade, Referência e Montante (possível de pagar numa PayShop, terminal de multibanco ou pela App do vosso Banco) ou  MBWAY

 

Após a Compra

Depois de efetuarem a vossa compra devem guardar as informações sobre o vendedor, sempre que possível, fazer um print screen dos dados da operação. Devem ainda consultar, regularmente, o vosso extrato de conta, confirmando se todos os movimentos realizados com o vosso cartão foram da vossa autoria e se os valores estão corretos!

Caso suspeitem de burla, isto é, que pagaram o artigo e que este não vos foi entregue, a lei diz que têm de apresentar queixa junto das autoridades no prazo máximo de 6 meses a contar da data em que tiveram conhecimento do sucedido. Para uma explicação mais aprofundada deste tema, a Deco Proteste explica todos os passos que deve seguir!

Para que não volte a acontecer com mais ninguém, podem deixar o vosso testemunho nas páginas das redes sociais da empresa em questão.


Apesar de tudo, esta nova forma de compra também tem todo o seu lado positivo! Podem comprar qualquer tipo de artigos que pretendam, desde comida, a acessórios para o vosso dia a dia, sem ter de abdicar do vosso conforto!

Quando chegam a casa, depois de um longo dia de trabalho e se lembram que precisam de comprar um par de sapatilhas para o/a vosso filho/a que não para de crescer, sabe tão bem sentir que não precisam de se levantar do sofá para o fazer, e muito menos agora, que as lojas se encontram todas encerradas.

 

Para vos ajudar ainda mais, a Bstrong preparou uma breve explicação, acompanhada de um pequeno vídeo, onde poderão perceber melhor o passo a passo do processo de compra online no nosso site oficial! 

Podem assistir aqui.

Mantenham-se Seguros! 

 

A Bstrong usa cookies para melhorar a sua experiência no nosso site. Ao continuar a navegar, consente o uso de todos os cookies. Para saber mais clique aqui.
You have successfully subscribed!
This email has been registered